Tema para TCC de Psicologia

China de Volta ao Divã.

Comentário: Depois de muitos anos de proibição total da prática psicanalítica na China, a teoria Freudiana volta ao país que se destaca por seus elevados índices de crescimento econômico.


O sonho perde importância e presença na prática psicanalítica.

Comentário: Segundo Sigmund Freud o pai da psicanálise, Enquanto dormimos, o sonho continua o seu trabalho, mas surpreende cada vez menos os sonhadores, e seus relatos se tornam escassos sobre os divãs.


Homossexualidade: como saber?

Comentário: Buscar saber o porquê da opção sexual da pessoa, fazer com que ela tenha certeza de sua opção, fortalecer a pessoa e dar total estrutura para que ela supere qualquer dificuldade e mostrar os melhores caminhos a seguir.


Adoção: orientação para pais e adotados.

Comentário: Orientação para pais que buscam adotar uma criança seja por infertilidade ou por opção, e buscar ter um acompanhamento com a criança, ter a certeza de que ela está bem acolhida e que os pais têm a estrutura familiar ideal para o seu desenvolvimento.


Amor e disciplina

Comentário: Buscar orientar os pais na criação de seus filhos, orientando as regras necessárias em cada faze da vida.


Psicoterapia na sociedade.

Comentário: Aconselhamentos para distúrbios como depressão, pânico, drogas e disfunções sexuais.


Vida Profissional

Comentário: Orientar o profissional para que ele consiga mostrar suas habilidades no mercado de trabalho.


Terapia de Casal

Comentário: Auxiliar o casal a lidar com todas as dificuldades do casamento, tanto financeiros quanto sexuais e sociais, para que assim o casal viva em plena união e harmonia dentro do lar.


O desenho na avaliação psicopedagógica.

Comentário: Buscar extrair os sentimentos e pensamentos da criança através dos desenhos realizados na hora da consulta.


O adolescente infrator e o fracasso escolar.

Comentário: Saber o real motivo para levar o adolescente a cometer uma infração, muito possivelmente isso se dá por uma estrutura familiar ruim, o fracasso escolar pode estar ligado às infrações ou por déficit de atenção do aluno.


Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização

Comentário: Analisar os reais motivos, buscar saber se a criança esta sendo devidamente orientada na escola, examinar a criança para detectar algum possível problema.


A importância da mediação no processo de aprendizagem.

Comentário: Maiores orientações para um aprendizado completo.


A importância do jogo no processo de aprendizagem

Comentário: Buscar jogos educativos para que a criança tenha uma facilidade no aprendizado e colocar o conhecimento em pratica.


Psicologia das Cores.

Comentário: Cada cor tem um significado e um sentimento, através deste teste saber o que a pessoa esta sentindo ou pensando.


Psicologia Forense.

Comentário: Usada em tribunais a mando dos tribunais, envolve traçar o nível psicológico do ofensor, circunstancias emocionais para o acontecimento do delito, adoção, capacidade e cognição do delinqüente, entre outros.


Neuropsicológica e o comportamento humano.

Comentário: Estuda a relação do cérebro com o comportamento humano, ver se problemas sociais afetam as atitudes do paciente.


Psicomotricidade e os movimentos.

Comentário: É a relação do cérebro com os movimentos do corpo, voluntários ou involuntários.


Psicomotricidade na Educação infantil.

Comentário: Exercícios e terapias usando o corpo para que a criança utilize o corpo para mostrar o que está sentindo, alem da criança se divertir elas criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem.


PSICOLOGIA SOCIAL.

Comentário: Estudar as manifestações comportamentais do ser humano na sociedade, e a interação de uma pessoa para com a outra, para que a pessoa sempre esteja inserida dentro da sociedade


Psicologia organizacional.

Comentário: Ajudar a entender e a delinear o papel do líder dentro de sua equipe.


PSICOLOGIA COMUNITÁRIA: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL.

Comentário: Aplicação da psicologia social para resolução dos problemas sociais nas comunidades, orientando as pessoas no melhor modo de vida e divisão dos serviços.


Memória humana.

Comentário: Buscar desenvolver a memória da criança, do adolescente, adulto e idoso, saber o que está ocasionando a perca ou falta de memória e assim poder desenvolver atividades para o fortalecimento da mente.


Conceituação e diferenciação entre: temperamento, caráter e personalidade.

Comentário: Buscar saber do paciente a diferenciação entre a mudança de temperamento e personalidade e saber qual o caráter da pessoa.


Desenvolvimento da personalidade. Frustrações, conflitos e mecanismos de defesa.

Comentário: Saber se as frustrações e conflitos mudaram a personalidade da pessoa, e buscar saber quais os mecanismos de defesa da pessoa para orientar o paciente da melhor maneira possível.


Os fatores que influenciam o comportamento humano.

Comentário: Buscar perceber se os problemas sociais e econômicos estão influenciando no comportamento do paciente e indicar os melhores caminhos para que isso não venha mais ocorrer.


Psicologia e a arte.

Comentário: Buscar um tratamento através da arte, e também colher informações dos sentimentos dos pacientes através de alguma pintura ou escultura.


Psicologia juvenil e o despertar da mente.

Comentário: Buscar mostrar para o adolescente as importâncias da vida adulta e fazer ele despertar para a realidade, buscando focar a mudança da adolescência para a faze adulta.


Psicologia reversa para a criança.

Comentário: Muito usado para incentivar ou manipular a criança realizar determinadas funções ou atividades, ou até mesmo demonstrando algo para que a criança pare de fazer determinada atividade que os pais não permitem.


Psicologia do desenvolvimento na criança.

Comentário: Buscar sempre o melhor modo de desenvolver as habilidades principais de cada criança.


Psicologia do desenvolvimento no trabalho.

Comentário:


Mostrar o incentivo e a oportunidade de crescimento na empresa para o empregado cada vez poder desenvolver o seu trabalho com maio êxito.

Comentário:


Inteligência emocional.

Comentário: É a compreensão dos sentimentos dos outros e o respeito no modo de como cada um encara cada situação.


Depressão pós-parto: as devidas orientações

Comentário: Este fenômeno acontece sem nenhum motivo aparente, o profissional deve realizar atividades e orientar o paciente para que esses sintomas desapareçam o mais rápido possível.


Depressão: acontecimentos e orientações.

Comentário: Identificar a causa deste acontecimento, incentivar o paciente a buscar atividades para ocupar o tempo livre e descontrair a mente alem de receitar medicamentos caso seja necessário.


Anorexia e seus fatores.

Comentário: Buscar orientar o jovem, na maioria das vezes a mulher dos riscos, pois normalmente esta doença é causada por algum trama sofrido ou uma percepção distorcida do próprio corpo.


Ansiedade e seus males.

Comentário: Antes de algum acontecimento importante é normal nos sentirmos ansiosos, o profissional deve orientar a pessoa da melhor maneira possível para que a ansiedade não atrapalhe o desenvolvimento da pessoa em suas atividades diárias.


Desordens de atenção.

Comentário: Normalmente acontece com crianças e adolescentes em salas de aula, o profissional deve buscar meios para a criança se concentre e veja a importância do aprendizado e até mesmo se interessa pelo assunto.


Autismo e as devidas orientações.

Comentário: A doença acontece por uma alteração mental que afeta a capacidade de se relacionar e de responder algumas questões sobre o ambiente que o rodeia, o profissional deve realizar atividades que estimule o pensamento e raciocínio da pessoa.


Bulimia e a ansiedade.

Comentário: O paciente com bulimia come compulsivamente, o psicólogo deve buscar saber a causa deste acontecimento, normalmente é causado por uma ansiedade muito forte, e assim orientar o paciente a se controlar até perder esta doença.


Hiperatividade na criança.

Comentário: A criança hiperativa normalmente é muito criativa, então o profissional deve realizar atividades artísticas para a criança desenvolver a sua capacidade e sempre orientando que ela deve se concentrar no que está fazendo.


Problemas na aprendizagem.

Comentário: Analisar a criança para constar se é um problema de déficit de atenção, problemas de concentração ou até mesmo um distúrbio mental ou emocional.


Enxaquecas e seus motivos.

Comentário: Analisar para constar se não é um problema de estresse muito forte, hormonal, emocional ou genético.


Dores crônicas: problema físico ou mental?

Comentário: Identificar se as dores são criadas da mente ou físicas realmente, analisar o porquê isso acontece, se é usado como desculpa para a realização de alguma atividade e orientar a pessoa a mudar.


Consumismo em excesso.

Comentário: Orientar o paciente a comprar somente o que é necessário, e não comprar as coisas por status ou vicio.


Consumo compulsivo: vicio perigoso.

Comentário: Tratar este vicio como qualquer outro, mostrar seus males e orientar a pessoa a se controlar na hora da compra.


Vicio em jogos.

Comentário: Tratar pessoas viciadas em jogos de azar, e orientar dos riscos que a pessoa corre se não se controlar.


Vicio na adolescência: Games.

Comentário: Realizar outras atividades com o paciente, que normalmente é uma criança ou está na fase da adolescência, e estabelecer um horário para ele jogar e dias controlados.


Fadiga crônica, o estresse e o cansaço.

Comentário: Propor pausas entre as atividades do cotidiano, e orientar para que o paciente tenha um horário de lazer e também consiga se organizar para realizar todas as atividades.


Vícios e dependências.

Comentário: Buscar soluções alternativas para que na hora que a pessoa tiver vontade de praticar o seu ato vicioso


Vicio em internet.

Comentário: Já comparado como dependente químico o viciado em internet deve ter o tratamento voltado a realizar outras atividades, estabelecer horários para o uso e principalmente se afastar quando tiver vontade de usar a internet fora de horário.


Jogos didáticos na área de matemática: aprimorando o ensino.

Comentário: Realizar atividades de memorização e a vontade de aprender uma matéria que para as crianças as vezes é desinteressante, com jogos e atividades voltado para o aprendizado, a criança terá um maior interesse.


Dinâmicas de Grupo.

Comentário: Traçar o perfil de cada pessoa, focar no trabalho de equipe e principalmente no raciocínio lógico e rápido, além de exercitar a paciência e a criatividade.



monografia passo a passo

Gostou do Artigo? Então comente com dicas e sugestões ou dúvidas!

  1. Carlos Dala
    Responder

    Mt admirado com vossa publicação e, até mesmo apaixonado!
    Felizes os que já beneficiaram de vossa intervenção que impõe absoluto respeito!
    Obgdo!

Enviar meu comentário