TCC ou PG a importância de um bom trabalho para a carreira

TCC ou PG a importância de um bom trabalho para a carreira

Focar no trabalho final da faculdade pode ser uma boa opção para entrar de vez no mundo corporativo. A época é propícia para experiências que podem ditar o futuro profissional dos quase formados.

Ao contrário do tradicional TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), algumas faculdades adotam o PG (Projeto de Graduação), defendendo a ideia de que a modalidade penetra de maneira profunda nas necessidades reais de uma empresa.

De acordo com a professora e orientadora dos Projetos de Graduação da ESAMC Santos, Lilian de Freitas Nakamori, o PG é mais aplicável para trabalhar as variáveis de uma organização e traçar um plano de negócios.

“O PG é um projeto de graduação que inclui, assim como no TCC, as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e referências bibliográficas, com um plano de consultoria nos departamentos de Marketing e Comunicação”, explica.

Profissionalização

Levar em conta a importância de um trabalho final durante o último ano da faculdade pode render bons frutos para os alunos que o desempenham. É o caso da aluna Carla Zatorre, contratada para dar suporte às ações da ONG Tam Tam.

“Com o nosso trabalho, eles começaram a observar que a comunicação era falha. Então, surgiu o convite para eu fazer parte do programa de voluntariado. Assinei um contrato anual. E a primeira coisa que irei colocar em prática são as mídias sociais, o site e o hotsite do Café Teatro Rolidei. Eles aceitaram nossa sugestão de layout e ao longo do ano pretendo desenvolver o podcast, flash mob e a parte administrativa”, afirma a estudante.

O mesmo exemplo de sucesso foi seguido por outra estudante, Anayra Simões, que abordou o festival Curta Santos em seu projeto final. “Durante o desenvolvimento deste trabalho, aprendemos a enxergar melhor os problemas e as oportunidades de uma empresa. Nos tornamos capazes de detectar uma ameaça e usar as ferramentas certas para transformá-la em oportunidade”, descreve a aluna.

Vantagens

TCC ou PG, não importa. A dica para o aluno que está no último ano da faculdade é caprichar no trabalho final, visando os passos para o futuro profissional.

Em entrevista ao Portal InfoMoney, a supervisora de relacionamento com instituições de ensino do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Laura Alves, salientou a importância de uma boa execução no projeto.

“Um bom trabalho de TCC pode ser usado como portfólio do candidato a uma vaga de trainee ou emprego, valendo mencioná-lo no currículo. A avaliação se dará em função da relevância do tema do TCC para a atividade da empresa”, afirma.

Ainda não temos Comentários ! Que tal enviar o seu agora ?

DEIXE UMA COMENTÁRIO, DICAS, SUGESTÕES OU DÚVIDAS !! – TEMOS O PRAZER EM AJUDAR !