A Elaboração de um TCC é muito parecida com a elaboração de uma monografia, em sua base podem ser seguidos os mesmos critérios, porém defendendo a tese que todo TCC deve conter um estudo de caso deve-se tomar alguns cuidados com relação a escolha desse caso.

É muito comum que os alunos escolham Instituições que admiram para estudar como, por exemplo, empresas de renomes como coca-cola, Google, Microsoft dentre outras, porém, o aluno deve observar os acessos a informações que ele conseguirá obter. Essas empresas geralmente são fechadas e ressalvo haja conhecimento o aluno não conseguirá entrar na empresa para estudar, ficando como sua fonte de pesquisa apenas informações expostas nos sites destas companhias.

Neste caso o aluno deve antes de escolher o tema analisar o seu respectivo site e ver se este possui as informações necessárias para o desenvolvimento de seu trabalho. Alguns assuntos são óbvios, como por exemplo, o caso da coca-cola quando fala-se de marketing e de concorrência brasileira o aluno terá conhecimento e fonte amplificada para realizar a análise, caso contrário a alternativa é trocar de empresa e estudar uma de porte menor.

É importante observar se seu orientador ou instituição no caso de você escolher utilizar apenas o site como fonte de pesquisa para o estudo de caso irá aceitar, pois neste caso é opcional que a Instituição aceite ou não.

Outra frequência em problemas de estudo de caso de TCCs são os estudos de caso em que o aluno resolve fazer um questionário, em primeiro lugar o aluno tem que decidir de será qualitativo ou quantitativo, e depois tomar muito cuidado com as questões desse questionário para que o mesmo possa ser validado e aceito em sua Instituição, especificando se as questões será abertas, fechadas, quantidade de amostras e validação destas amostras, pois caso contrário mesmo com os questionários em mãos o mesmo pode ser recusado por falta de aprovação ou base condizente ao assunto.

Estrutura de um TCC

PRÉ-TEXTUAIS

  1. Capa – Obrigatório
  2. Folha de rosto – Obrigatório
  3. Folha de aprovação – Obrigatório
  4. Dedicatória – Opcional
  5. Agradecimentos – Opcional
  6. Epígrafe – Opcional
  7. Resumo – Obrigatório
  8. Sumário – Obrigatório
  9. Lista de ilustrações – Opcional
  10. Listas de abreviaturas e siglas – Opcional
  11. Listas de notações – Opcional

TEXTUAIS

  1. Introdução – Obrigatório
  2. Desenvolvimento – Obrigatório
  3. Estudo de Caso –
  4. Conclusão ou Considerações finais – Obrigatório

PÓS-TEXTUAIS

Referências bibliográficas – Obrigatório

Facebook Comentários

Envie seu comentário