Técnicas para elaborar monografia

Técnicas para elaborar monografia

Em primeiro lugar, vale ressaltar que em todas as postagens e dicas eu uso propositalmente um português coloquial, demonstrando o conteúdo de maneira prática, mesmo porque acredito que se fosse para fazer postagens em português culto, e se isso fosse suficiente bastariam os manuais de elaboração de Monografias.

Falando em Manual, deixo claro que em minha experiência já ouvi mais milhares de alunos reclamando que o manual mais complica do que esclarece. De fato se considerarmos que os alunos não possuem prática de escrita, bem como não estão habituados a utilizar o word e suas ferramentas , muito menos escrever observando regras de conduta textual e formatações, devo concordar com as reclamações destes.

Vamos lá, então?

Sem mais delongas, técnicas PRÁTICAS para elaborar monografia…

Você deve saber que a monografia é uma: mono= junção + grafia= escrita, assim sua “junção de grafia” ou monografia, na prática será a aplicação de seu conhecimento em um único texto, esse conhecimento será adquirido através de revisão de literatura.

Outro ponto é entender que sua monografia deverá conter SEMPRE: Introdução, Desenvolvimento (no mínimo de 3 capítulos) , Conclusão e por fim, Referências.

Nessa altura você já deverá ter um tema, caso não tenha busque um, veja nossas dicas.

Tendo um tema, deverá montar um sumário prévio que será como um guia para fazer sua pesquisa, vou exemplificar para entender melhor.

Exemplo:

Tema 1: A importância do Lúdico na Educação Infantil

Introdução

 Cap.1- O Lúdico- conceito e definição

Cap.2- O Brincar na Infância

Cap.3- O lúdico na educação infantil.

Considerações Finais

 

Referências

Note que o sumário nada mais é do que o tema explicado passo a passo. Onde você e o futuro leitor após lerem terão todo conhecimento sobre o tema.

Vamos fazer isso com um segundo tema:

Tema 2- União Homossexual e adoção de crianças

 

Introdução

Cap.1- Direito de Família

Cap.2- União Homossexual

Cap. 3- Adoção de Crianças por Homossexuais

Considerações Finais

 

Referencias

Importante notar que neste tema provavelmente você sentirá a necessidade de fazer subitens no decorrer na pesquisa, o único cuidado que deves ter é não sair do foco.

Então já conseguiu fazer seu sumário?

Vamos à pesquisa:

Nem todos os materiais podem ser utilizados, sites da internet, por exemplo, só poderão ser usados quando científicos ou governamentais, blogs, wikpedia são 100% proibidos, pois nada garantem que as informações ali contidas são válidas.

Você pode usar tranquilamente:

Monografias, Dissertações e Teses, de outras faculdades. A maioria delas, principalmente as Federais e Estaduais possuem banco de dados, por exemplo:

 

USP

www.teses.usp.br

 

UNICAMP

www.teses.unicamp.br

 

UFSC

http://portalbu.ufsc.br/dissertacoestesestccs/

 

Você pode conseguir outros bancos de dados, basta digitarem no Google por banco de dissertação da Universidade XXX.

Outro site que lhe será muito válido é a base de artigos científicos da SCIELO: www.scielo.br.

Na área de saúde outro site bem interessante é: www.bireme.br, só que neste site você não encontrará os artigos na integra, somente o resumo e o link para as revista, alguns são pagos e outros são abertos.

Nesses sites basta digitar as palavras chaves que envolvem seu trabalho e na sequencia selecionar os materiais que servirão para o desenvolvimento de seu trabalho.

Dica: Vá separando em uma pastinha nomeando o artigo, dissertação ou tese com o sobrenome do autor e o ano, vai facilitar na hora de citar os materiais.

Mais dicas serão dadas na sequencia deste site. Boa Leitura!

Caso queira fazer mais perguntas envie um email para: contato@maismonografia.com.br, teremos o prazer em postar no site para você.

5 COMMENTS

  1. voo da inicio minha monografia gostaria de saber cono eu daria inicio a minha monografia cujo o tema seria crianças com deficiência no apredizagem escola. como doria inicio ao sumario.

  2. voo da inicio minha monografia gostaria de saber como eu daria inicio a minha monografia cujo o tema seria crianças com deficiência no apredizagem escola. como daria inicio ao sumario.

DEIXE UMA COMENTÁRIO, DICAS, SUGESTÕES OU DÚVIDAS !! – TEMOS O PRAZER EM AJUDAR !