Elementos da referência na monografia

Elementos da referência na monografia

Os elementos básicos que compõem uma referência são formados de: autoria, título, subtítulo, edição, local de publicação, editora e data.

Autor (es): pessoa (s) física(s) responsável (eis) pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento.

Autor (es) entidade (s): instituição(ões), organização (ões), empresa (s), comitê(s), comissão(ões), evento(s), entre outros, responsável (eis) por publicações em que não se distingue autoria pessoal;

Título: palavra, expressão ou frase que designa o assunto ou o conteúdo de um documento;

Subtítulo: informações apresentadas em seguida ao título, visando esclarecê-lo ou complementá-lo, de acordo com o conteúdo do documento;

Edição: todos os exemplares produzidos a partir de um original ou matriz, sem modificações. A indicação da edição somente é feita a partir da segunda edição. Deve ser indicada em algarismos arábicos, seguido de ponto e da abreviatura da palavra edição, no idioma da publicação. Ex: 2. ed.

Quando a edição é revisada, aumentada ou ampliada deve-se mencionar estas alterações de forma abreviada. Ex: 10. ed. rev. aum.

Local de publicação: nome do local (cidade) deve ser indicado tal como aparece na obra referenciada. Quando houver homônimos, acrescenta-se o nome do estado ou país.

Ex: Belém, PA –

Belém, Israel

Editora: casa publicadora, pessoa (s) ou instituição responsável pela produção editorial.

O nome da editora deve ser indicado exatamente como consta no documento, abreviando-se os prenomes e omitindo-se palavras que designam a natureza jurídica ou comercial, desde que sejam dispensáveis para a identificação.

Ex: Belém: Pakatatu. (Belém:Editora Pakatatu.)

Quando houver duas editoras, indica-se ambas com seus respectivos locais (cidades).

Ex: Rio de Janeiro: Global; Belém: Edufpa.

No caso de constar três ou mais editoras no documento, indica-se a primeira ou a que aparecer com maior destaque na folha de rosto.

Quando o local e a editora não aparecem na folha de rosto da publicação, mas são conhecidos; indicar entre colchetes. Ex: [Belém:CEJUP].

Quando o local e a editora não aparecerem em nenhum lugar da publicação; indicar entre colchetes. Ex: [S.l.:s.n.].

OBS: Quando o editor é o mesmo autor , não mencioná-lo como editor.

Data: a data da publicação do documento deve ser indicada em algarismos arábicos. Por se tratar de elemento essencial para a referência, sempre deve ser indicada uma data, seja da publicação, da impressão, do copyright ou outra. Quando a data não consta na obra, registrar a data aproximada entre colchetes:

Exemplos práticos :Elementos textuais na Monografia

Ainda não temos Comentários ! Que tal enviar o seu agora ?

DEIXE UMA COMENTÁRIO, DICAS, SUGESTÕES OU DÚVIDAS !! – TEMOS O PRAZER EM AJUDAR !