Como Iniciar a Monografia

Como Iniciar a Monografia

Existe um processo que costumo chamar de Anterior ao primeiro passo, cujo é saber como funciona o departamento de pesquisa de sua Instituição. Não há uma norma específica, algumas instituições colocam uma secretaria especifica para entrega de trabalhos como TCC, Monografias etc.

Outras costumam colocar professores específicos para orientar, outras, você pode escolher o professor de sua preferência.

Algumas Instituições publicam manuais que devem ser seguidos, outras juntam todos os processos: orientadores, secretaria e manual.

Há ainda aquelas que não disponibilizam um orientador específico, só pedem que o aluno cumpra a exigência como matéria.

Algumas exigem a apresentação em banca, outras trocam a exigência da monografia por artigos científicos.

Então antes de se preocupar, é necessário saber como sua Instituição funciona, prazos, se terá ou não orientador etc.

Se sua Instituição for tradicional geralmente lhe disponibilizará um orientador, que será fundamental em seu processo de escolha.

Falando então da prática da elaboração de monografia, o primeiro passo é escolher um tema que tenha relevância científica e que você tenha interesse em desenvolvê-lo.

A Monografia serve para que demonstre sua capacidade de desenvolvimento científico através de um estudo aprofundado do tema, então, não é interessante trabalhar em cima de um tema que não tenha interesse, pois  esse estudo necessitará muita leitura e conhecimento do mesmo para apresentação.

Depois de escolher um assunto de interesse ( o qual chamamos de linha de pesquisa) delimite o tema em cima de sua realidade.

Por exemplo:

  1.  Se seu curso é enfermagem e você escolheu falar sobre idosos,  agora tem que decidir o que vai falar , pode ser sobre fraturas, revisão dos estudos realizados, principais causas de quedas e assim por diante.
  1. Se seu curso é engenharia civil e decidiu estudar algo ligado a sustentabilidade, pode explorar materiais sustentáveis dentro da engenharia, uso de materiais recicláveis junto aos concretos, a logística reversa como ferramenta sustentável dentro da engenharia civil, e assim por diante.

 

Note que todas as delimitações vão seguir duas regrinhas básicas:

  1. Escolha da linha de pesquisa
  2. Delimitação de acordo com o tema de interesse na atualidade.

 

Escolhendo então o tema e a delimitação do tema você tem que pensar sobre a relevância do trabalho, o porquê é interessante trata-lo, qual a relevância do estudo, os objetivos, nesta etapa sua Instituição pode pedir ou não um pré- projeto, se solicitar um pré-projeto você vai formula-los com os tópicos citados.

Caso sua Instituição não exija um pré-projeto para aprovação do tema, você pode ir direto a próxima etapa cujo é a elaboração de um sumário.

O sumário é de extrema importância, pois ele será um guia de como deve ser realizado a procura do material e a escrita do trabalho. É muito comum que alunos que iniciem primeiramente lendo sobre o assunto acabem se complicando por adquirirem muita informação e depois não saberem como direciona-las, finalizando com um trauma que os impede de continuar a redigir, sentindo-se muitas vezes incapazes e insuficientes.

Assim, a elaboração de um sumário delimitando o ponto de partida e de chegada de sua pesquisa é fundamental, permitirá quer você vá direto ao foco e não perca tempo nas pesquisas.

Fazendo isto. Mãos a obra!

 

1 COMMENT

  1. HOJE CURSO LICENCIATURA EM MATEMATICA, CONFESSO QUE NÃO TENHO NEM IDEIA DO QUE VOU ABORDAR, DEFENDER OU ATE MESMO FALAR A RESPEITO DO MEU CURSO.
    TERMINO ANO QUE VEM MAIS JA QUERO IR ME PREPARANDO. PRECISO DE INSTRUCÕES PARA DAR INICIO.

DEIXE UMA COMENTÁRIO, DICAS, SUGESTÕES OU DÚVIDAS !! – TEMOS O PRAZER EM AJUDAR !