A importância da monografia para a vida profissional do acadêmico

A importância da monografia para a vida profissional do acadêmico

Muitos e-mails têm chego até nós perguntando sobre qual a importância da monografia para a vida profissional do estudante.

Tal questionamento pode ser respondido por diversas óticas: A primeira linha, é que a monografia serve para que o aluno demonstre suas habilidades e seu aprendizado no término do curso, mostrando-se apto para o exercício da profissão. Porém, considero essa linha “puritana” demais, já que a monografia na maioria das vezes acaba se tornando uma tortura na vida acadêmica, e por isso os discentes acabam por entregar qualquer coisa, apenas para cumprimento da matéria e obtenção do diploma.

Não considero que a monografia tenha de fato impacto ou relevância na vida profissional do discente, não que isso seja certo, mas de fato é o que acontece.

Tenho visto Instituições que em busca da efetivação da cientificidade das produções de seus alunos tratam o TCC, Monografia, MTC, e outros codinomes, como sendo a mesma coisa, e colocaram até mesmo matérias para cumprimento deste trabalho de conclusão.

Há outras Instituições que além de matéria, estabeleceram o professor de metodologia e o professor de TCC para “orientar” os alunos, o que na verdade acaba por gerar conflito na maioria das vezes.

Acredito que este trabalho deveria sim continuar, mas em moldes totalmente diferente, talvez não como obrigatoriedade, mas como requisito para os alunos que desejam cursar a pós-graduação, pois assim, o Brasil teria produções realmente contributivas para o desenvolvimento Nacional.

Ainda não temos Comentários ! Que tal enviar o seu agora ?

DEIXE UMA COMENTÁRIO, DICAS, SUGESTÕES OU DÚVIDAS !! – TEMOS O PRAZER EM AJUDAR !